XII Congresso da Pastoral da Saúde da Regional Leste I realizado em Petrópolis

Com o tema Educar para Saúde, o XII Congresso da Saúde da Regional Leste I, foi realizado em 08 de Julho na diocese de Petrópolis.

Dom Gregório, bispo diocesano, acolheu as (arqui)dioceses presentes no Estado do Rio de Janeiro – em média 350 pessoas. Com momentos de louvor e oração, palestras, procissão e santa missa.

O padre Rafael, vigário episcopal da caridade da diocese de Petrópolis, deu início ao encontro.  Ele fez a leitura de Evangelho de João 19, em que Jesus entrega a sua mãe ao discípulo amado João, que representa todos os discípulos de todos os tempos… Ou seja, todos os discípulos de Cristo têm como presente Maria Santíssima – enfatizando o ano mariano.

O bipo local fez a palestra de Maria exemplo de serviço, que é modelo de caridade, para todos os cristãos.  Enfatizou que “durante 30 anos, nossa Senhora preparou o seu filho no serviço silencioso. Que muitas vezes, prestamos na pastoral da saúde. E Maria largou tudo, para realizar a missão de seu filho Jesus”.

A psicóloga Roberta palestrou sobre Como conseguir melhor saúde psicológica, para obter uma vida melhor. É preciso estar com a saúde em dia.   E diante das dificuldades devo reagir positivamente. Com o olhar de resiliência, em que, Deus nos dá sabedoria.  Ela enfatizou a leitura de II Cor 13, 11-13, que diz:

“Por fim, irmãos, vivei em alegria.  Tendei à perfeição, animai-vos, tende um só coração, vivei em paz, e o Deus de amor e paz estará convosco. Saudai-vos uns aos outros no ósculo santo. Todos os santos vos saúdam.  A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam como todos vós.”

Acentuou diante dessa alegria e perfeição – para fazer a promoção da saúde psíquica: lavar a louça cantando,  arrumar a casa louvando, nos conflitos ouvir as duas partes, levar a concórdia e crescendo espiritualmente: orando, louvando, confessando.

Dom Antônio Augusto, bispo referencial do Leste 1 e médico, falou-nos como conseguir a prevenção das doenças mais comuns. Estarmos atentos nas estações do tempo frio e seco que as doenças respiratórias aumentam e dentre outras prevenções.

Tivemos uma linda procissão ao Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor, que deu origem depois ao Seminário Diocesano de Petrópolis. Foi presidida por dom Gregório, que durante a homilia falou sobre o serviço a Deus e que devemos ficar longe do legalismo e tradições humanas estéreis, que não nos leva a nada. Não devemos ser vinagres, mas sim frutos para os irmãos.

O encontro teve a animação do Léo (diocese de Petrópolis) e o ministério de música, os Servos da Alegria, proporcionando aos agentes um momento de louvor e profunda oração, equipe de intercessão, acolhida e cozinha e  com dinâmicas do padre Marcelo José, assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Niterói e Rosane Parreiras da mesma Arquidiocese.

Agradecendo a presença dos bispos: Gregório, Antônio Augusto e Tarcísio, que apareceu no finalzinho – e lembrando que ano que vem é em Caxias o encontro regional – , os padres: Paulo Celso, Renato, Raimundo, Josinaldo, Bruno, Marcelo José e alguns diáconos; coordenadores diocesanos  e agentes da Pastoral da Saúde.

Fonte: Catolicanet e Assessoria de Imprensa e Comunicação Interna da Pastoral da Saúde de Niterói.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pastoral da Saúde Rio

FREE
VIEW