Trezena de São Sebastião visita hospitais do Rio

Bonsucesso

O quarto dia da Trezena de São Sebastião teve início com a visita à Capela Nossa Senhora das Graças, pertencente ao Hospital Federal de Bonsucesso, no bairro de Bonsucesso, Zona Norte do Rio, ainda manhã do dia 10 de janeiro.  A imagem peregrina foi acolhida pelos padres Vicente Silva e Antônio Amorim, capelães da instituição.

Além deles, a comitiva também foi recepcionada pelo padre Rogério Pereira, vigário paroquial responsável pela Capela São Miguel Arcanjo, na comunidade Nelson Mandela, no Complexo de Manguinhos.

De acordo com padre Vicente, a visita é como um mistério de Deus, pois, mesmo diante da impossibilidade de acompanhar o trajeto da imagem dentro do hospital, muitas pessoas se sentem fortalecidas somente em saber da presença da trezena.

“A visita é muito significante, é uma resposta da fé que encontramos nos funcionários, os quais muitos não podem comparecer, mas permanecem em oração, entre os pacientes é a mesma coisa. Então, vivemos este mistério: mesmo sem estarem diante da imagem, eles se sentem fortalecidos”, afirmou padre Vicente.

Acompanhado pela diretora do hospital, Drª Lúcia Bensiman, o Cardeal Orani visitou os andares da pediatria, UTI Neonatal, berçário e algumas alas da unidade, como a enfermaria, onde estavam pacientes com câncer, cuja visita não estava na programação, mas o cardeal atendeu a um pedido feito pelos pacientes e a direção da unidade. Em todos os setores, Dom Orani deu a bênção e conversou com os familiares. Enquanto isso, os fiéis rezavam e entoavam hinos de São Sebastião, animados pelos religiosos da Comunidade Sementes do Verbo.

“Essa visita me surpreendeu positivamente, porque ela é um sentimento de esperança, um fortalecimento da nossa fé. É maravilhoso estar junto aos pacientes sendo abençoados por Dom Orani. Fui empossada ao cargo de diretora ontem, então, acredito que estou começando em grande estilo com a presença da imagem peregrina abençoando esse complexo hospitalar. Sinto-me muito abençoada”, afirmou Lúcia.

Durante a celebração missionária, o cardeal recordou que o ano de 2017 será dedicado à Nossa Senhora e às famílias. Ele ainda ressaltou o trabalho realizado pela Pastoral da Saúde e completou dizendo que todo cristão precisa ter a consciência a Igreja é a família de Deus e, por isso, esse trabalho precisa ser ainda mais abraçado pela comunidade, tornando-se presente na vida dos enfermos.

Dom Orani também destacou a importância dos fiéis serem solidários às congregações, instituições e casas de saúde, as quais se dedicam ao cuidado aos enfermos e idosos que são abandonados pelas famílias, além de cobrar das autoridades um olhar mais cuidadoso a essas pessoas que sofrem, principalmente nesse período de crise.

Fundão

Em seguida, a comitiva seguiu para o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, na Ilha do Fundão. A imagem peregrina foi recebida pelo pároco da Igreja Sagrada Família, na Maré, padre Renato Teixeira, cuja área do Fundão está anexada à região paroquial da igreja.

“É uma alegria receber o sucessor dos apóstolos e confirmar a bênção de Deus, por intercessão de São Sebastião, para esse grande trabalho que é realizado aqui. Rezo para que Cristo abençoe e continue dando excelência médica a esse hospital. Celebramos, aqui no instituto, a santa missa uma vez por mês, pedindo a Deus por todas as crianças que estão em tratamento”, destacou padre Renato.

Fiéis e, especialmente, as crianças da catequese da Capela Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos também acolheram a imagem do padroeiro da cidade junto ao vice-diretor do instituto, enfermeiro Bruno Leite Moreira e demais funcionários.

De acordo com Bruno Leite, a visita da imagem do santo guerreiro já faz parte do calendário do instituto e que ela é como um reforço para dar início às atividades, além de ser um conforto para funcionários, pacientes e familiares.

“Esse é o sexto ano que recebemos a Trezena de São Sebastião. Para nós, já é uma data fixa em nosso calendário que dá início às nossas atividades num novo ano civil, o qual iniciamos com uma palavra de conforto do cardeal, que traz a imagem peregrina para nos visitar. Isso aumenta a capacidade de nossos servidores e funcionários, esse é um reforço e incentivo para que eles possam continuar ao longo de todo o ano, sempre buscando ajudar as famílias, em especial as crianças, promovendo a dignidade através de um trabalho cada vez melhor”, sublinhou.

Ainda na Ilha do Fundão, a imagem peregrina foi conduzia ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e foi acolhida diretor-geral da unidade, professor Eduardo Côrtes.

*Fotos: Gustavo de Oliveira

Fonte: Arqrio.org

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pastoral da Saúde Rio

FREE
VIEW