Abraço Solidário ao Hospital Rocha Faria
Neste dia, o Vicariato Episcopal Santa Cruz da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, no ato público ‘Abraço Solidário ao Hospital Rocha Faria’ se solidariza aos pacientes, aos médicos e demais profissionais da saúde e colaboradores, ao hospital e principalmente a população que tanto tem sofrido, nos últimos tempos, com os problemas nesta e em outras unidades de saúde de nossa região e também de nossa cidade.
Através de nossas Pastorais (especialmente as Pastorais Sociais), Movimentos e Paróquias do Vicariato Santa Cruz, que reunidos em janeiro deste mesmo ano, em torno do tema da Campanha da Fraternidade 2018: Fraternidade e Superação da Violência, e de seu lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), ouvimos seus pedidos por gestos concretos de solidariedade à população e principalmente ao Hospital Rocha Faria, unidade de saúde esta, que faz parte da história da população local e de nossa cidade, portanto não é apenas ‘tijolos, concreto e macas’ mas uma casa, que acolhe, cuida e restaura, sem distinção de fé, etnia, classe social, entre outros.
Aos profissionais da saúde e demais colaboradores, também aqui dedicamos nossa atenção e solidariedade pois, sem a presença e valiosa contribuição deles, não teríamos como chamar esta casa de hospital. E, também eles, os profissionais e colaboradores, sofrem quando lhes faltam recursos para exercerem dignamente suas profissões.
Os diretos à saúde, garantidos na Constituição Federal, não podem sofrer retrocessos. E a Igreja, atenta a realidade no mundo da saúde, em especial a da região oeste da cidade do Rio de Janeiro, aponta para a necessidade urgente de humanização, valorização dos profissionais da saúde, respeito às instituições e principalmente ter o paciente como centro de toda e qualquer unidade de saúde.
Desejamos que o Amor e a Paz que proveem de Deus, sejam sentidas em cada um de vossos corações e neles cresçam e gerem os frutos de tolerância, respeito e união pelo bem comum, pela saúde de todos, especialmente pelos que vivem em condição de pobreza e a margem de nossa sociedade.
De São Camilo de Léllis, padroeiro dos Hospitais, dos Enfermos e da Pastoral da Saúde, deixamos à todos, trecho de seu hino: “tua fé nos ensina, que hospital é jardim, onde vidas são flores, de nobreza sem fim”.
Somos todos irmãos!